domingo, 23 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 08 – MOISÉS - SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES



Êx 18.13-22



INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos a respeito da visita de Jetro a Moisés e, especialmente, do conselho ministrado a este. Assim, começaremos logo abordando o tipo de liderança exercida por Moisés e outros assuntos relacionados à liderança, depois passaremos a analisar a pessoa e o conselho de Jetro, seu sogro e, por fim, citaremos algumas qualidades indispensáveis a todo líder. Que todos tenham uma excelente aula!


I. MOISÉS – UM LÍDER AUTOCRÁTICO
Antes de tratamos do tema desta lição, que é liderança, precisamos abordar algo de suma relevância para compreensão deste capítulo. O capítulo 18 do livro de Êxodo, assim como ocorre no livro de Apocalipse, é um texto parentético. O texto parentético ocorre quando o escritor interrompe o fio de uma narrativa para destacar ou ampliar um certo evento dela. No livro de Apocalipse este tipo de texto ocorre sete vezes (Ap 7.1-17; 10.1-11.13; 14.1-20;  15.1-4; 16.13-16; 17.1-18; 19.1-10). No livro de Êxodo, o escritor interrompe a narrativa da peregrinação de Israel no capítulo 17, para narrar a visita de Jetro, sogro de Moisés, que ocorre no capítulo 18. E, no capítulo 19, retorna a narrativa da peregrinação de Israel que chega ao deserto do Sinai (Êx 17.1 cf 19.2). Portanto, observe que, a narrativa da visita de Jetro ocorre dentro do capítulo 19 de Êxodo (Êx 18.5 cf 19.1,2). Por isso, o capítulo 18 de Êxodo é parentético!

Agora, vamos tratar do tema de hoje! O que é liderança? E o que é ser líder? Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum. E, líder é aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo àquele objetivo. Assim, liderar exige conhecimentos, técnicas e aprendizado contínuo no trato de pessoas. Não confunda administrar coisas com liderar pessoas! Liderar não é administrar templos, finanças, organizações. Você pode ser um ótimo administrador das finanças da sua igreja, por exemplo, e não ter nenhuma liderança nesta área.
Assim sendo, Moisés foi um dos líderes mais importantes do Antigo Testamento, quanto a isto não há dúvida, pois o próprio Deus dele testificou: “Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa” (Nm 12.7). Ora, sobre os seus ombros recaía a tarefa de organizar uma multidão tão grande (de mais de 2 milhões de pessoas) e julgar o povo mesmo nas coisas insignificantes que surgiam entre eles a cada momento (Êx 18.22a). Porém, Moisés procurava fazer tudo sozinho em vez de repartir trabalhos e responsabilidades entre diversas pessoas. Esta sua atitude de ser centralizador e agir como fosse o dono da obra, O fizeram receber, de imediato, de seu sogro duas indagações: “O que é isto que fazes? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até a tarde?” (Êx 18.14). Sabemos que, entre as tribos semitas nômades, o líder era também o legislador e o árbitro das disputas (1 Sm 7.15-17; Dt 1.16). Por isso, Moisés logo apresentou a Jetro duas boas razões por que ele resolvia sozinho todos os casos. Primeira, o povo requeria decisão que pudessem confiar ser a resposta do próprio Deus (Êx 18.15). Segunda, além de resolver a disputa imediata, ele podia usar o caso como base para transmitir princípios morais – estatutos e leis (Êx 18.16). 
No entanto, seu sogro logo rebate sua tentativa de explicar-se, e o censura dizendo: Não é bom o que fazes. Certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo. O trabalho te é pesado demais; tu só não o podes fazer” (Êx 18.17,18). Observa-se, então, que Moisés possuía um estilo de liderança autocrático (decide tudo sozinho. Não dá espaço para novos líderes. Exigente. Foco nos “resultados” e não nas pessoas), e que embora seja um dos líderes mais importantes do Antigo Testamento, todavia como homem ele não era perfeito e com certeza também cometeu falhas enquanto líder. Esta foi uma delas! Não apenas o trabalho era demais para as forças de Moisés, como também o povo ficava insatisfeito por não receberem toda a atenção de que necessitavam. Portanto, Moisés carecia aprender a delegar tarefas. O líder que não sabe delegar tarefas terá como resultado o cansaço e o estresse. E não apenas a delegar, mas também a quem delegar! Além do estilo de liderança autocrático, existem também os estilos:

ü  Democrática: não decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e não no objetivo.
ü  Volúvel: vai de acordo com a “onda”. Muda o objetivo de acordo com “as novidades”.
ü  Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os métodos que o objetivo.
ü  Responsável: assume a responsabilidade da liderança, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.

Infelizmente, alguns líderes (líderes???), com o passar do tempo, acabam agindo como Moisés, erradamente, pensam serem eles os donos das ovelhas e da obra. Por isso, é importante sabermos a diferença entre ser líder e ser chefe:

O LÍDER                                                        O CHEFE
Orienta                                                            Manda
Entusiasma                                                      Amedronta
Diz: Vamos                                                      Diz: Vá
Torna o trabalho interessante                             Torna o trabalho irritante
Baseia-se na cooperação                                   Baseia-se na autoridade
Diz: Nós                                                           Diz: Eu
Ajuda                                                               Atrapalha
Assume responsabilidades                                 Procura culpados
Comunica                                                         Faz mistério
Acompanha                                                      Fiscaliza
Confia                                                              Desconfia
Moraliza                                                           Desmoraliza
Nunca promete o que não pode cumprir              Promete e nunca cumpre


II. JETRO – O CONSELHEIRO ENVIADO POR DEUS
Quem era Jetro? O que sabemos dele? De quem ele descendia? Ele se converteu ou não ao monoteísmo judaico? De acordo com o texto de Gn 25.1,2 Jetro descendia de Midiã, que era filho de Abraão com Quetura. Isto fazia dos midianistas e dos israelitas parentes bem próximos. Jetro era, pois, um sacerdote de Midiã e, também, sogro de Moisés (Êx 3.1). Seu nome “Jetro” do hebraico significa “Excelência”. Ele também era conhecido como Reuel, que quer dizer “Amigo de Deus” (Êx 2.18).
Mas, o que motivou Jetro a fazê-lo ir ao deserto do Sinai ao encontro de Moisés? O texto de Êxodo 18.1 responde-nos: “Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel, seu povo, e como o Senhor tinha tirado a Israel do Egito”. Ora, motivado pelas noticias acerca do agir de Deus em favor de Israel, Jetro resolve ir, juntamente com a esposa e filhos de Moisés, ao encontro deste. Sabe-se, no entanto, que Jetro era sacerdote de Midiã, logo ele era politeísta, pois disse: “Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses, pois fez isto aos que trataram a Israel com arrogância.” (Êx 18.11). Segundo alguns estudiosos, provavelmente, nesta ocasião Jetro se converteu à religião do Senhor. Ao ouvir falar dos prodígios que o Senhor havia feito, Jetro reconheceu que Deus era supremo sobre os deuses pagãos e lhe ofereceu sacrifício (Êx 18.12). Porém, a referencia de Êxodo 18.11,12 não é suficiente para tal afirmação, pois existe dois fatos a considerarmos: 1) Se Jetro, de fato, se converteu ao Senhor (a fé judaica) ele teve que abandonar seu politeísmo (crença em vários deuses). Ele realmente fez isto? Veja que ele voltou para sua terra (Êx 18.27). 2) Ao dizer Jetro: “Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses”, ele pode apenas ter agregado mais uma divindade ao seu politeísmo. Assim, a referência citada não é clara em afirmar se, realmente, Jetro se converteu ou não ao monoteísmo judaico. Logo, é bom termos o devido cuidado com esse texto para não interpretarmos o que quisermos do mesmo! Portanto, o que importa é que Jetro neste contexto foi usado por Deus para orientar e corrigir Moisés, servo do Senhor.
No segundo dia, Jetro ao vê Moisés julgando as causas do povo de forma centralizadora, autocrática, fazendo tudo sozinho, então lhe aconselha dizendo: “Ouve agora a minha voz, e te aconselharei, e Deus seja contigo. Representa o povo diante de Deus, e leva as suas causas a Deus. Ensina-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho que devem andar, e a obra que devem fazer. Mas procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. Julguem a este povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem. Assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus assim ordenar, poderás então suportar a tensão, e também todo este povo irá em paz para o seu lugar” (Êx 18.19-23). A partir de então, após Moisés receber o conselho de Jetro, ele organiza Israel em grupos e coloca chefes sobre estes para resolver as dificuldades menores. Moisés demonstrou grande sabedoria e humildade ao receber as sugestões de seu sogro Jetro (Êx 18.24,25). Assim, sua carga, foi aliviada!


III. AS QUALIDADES DE UM LÍDER
Após acatar o conselho de seu sogro Jetro, Moisés separa homens para auxiliá-lo naquela árdua tarefa; mas estes homens precisariam estar inseridos dentro do perfil mencionado por Jetro. No versículo 21, o texto diz: “Mas procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez”. Observe, aqui, as qualidades que esses homens deveriam ter:

   ü  Homens capazes – isto é, que tinham aptidão e habilidade para executarem a obra de Deus. Esta habilidade pode ser na área do conhecimento, no trato com o povo, nas atividades a ele confiada, etc.

   ü  Homens tementes a Deus – homens que tenham reverência e dedicação pelo Senhor, seu Deus. Ora, o temor do Senhor é uma das qualidades essenciais àquele que diz servir a Deus. Logo, o que dizer de “líderes” que agem a seu bel-prazer. Infelizmente, como diz Paulo, vivemos dias em que muitos vivem sem “temor de Deus diante de seus olhos” (Rm 3.18). Que perigo!

   ü  Homens de verdade – aqui podem ser aplicados dois sentidos: 1) Homens corajosos, ousados, firmes, fiéis. 2) Homens que falam a verdade, ou seja, sinceros. A verdade é algo imprescindível àquele que serve a Deus, quanto mais a um líder (1 Jo 2.21).

   ü  Homens que aborreçam a avareza – a avareza é o desejo demasiado e sórdido de adquirir e acumular riquezas. Como se observa neste texto (v.21) Deus condena tal prática (cf Lc 12.15). Por isso, aqueles que lhe servem não podem compactuar com tal pecado (Hb 13.5)!

Moisés, com certeza, também possuía essas qualidades acima e outras como: mansidão, humildade, piedade, obediência, fidelidade (Êx 18.24; Nm 12.2,7; Hb 3.2,5). Verdadeiramente, todas essas qualidades são necessárias a um líder. Mas, que qualidades poderíamos agregar a essas para os líderes da atualidade? Vejamos:

   ü  Disciplina: é uma qualidade indispensável à vida daquele que é líder. Um líder não pode levar a mesma vida que levam seus liderados. Por isso, somente através da disciplina é que o líder conseguirá liderar com eficiência após haver conquistado a si mesmo.

   ü  Visão: é impossível liderar sem ela, a não ser que queiramos fracassar. Ela abrange três áreas ou aspectos: 1) enxergar a si mesmo; 2) enxergar os outros; e 3) Possuir metas bem definidas.

   ü  Otimismo: Todo bom líder sempre será otimista. Pois, um pessimista jamais se tornará um líder (Nm 13.25-33). Porquanto, o primeiro passo para se chegar ao fim de alguma coisa é julgá-la possível.

   ü  Paciência: é outra qualidade necessária ao líder. Pois, o líder precisa ser paciente diante da fraquezas e erros dos liderados. E isto, não significa aceitar injustiças, nem ser parcial, mas não pode correr demais na frente dos liderados, desestimulando-os.

   ü  Sabedoria: Aqui é mais que inteligência, prudência, ou percepção humana. Mas, é a aplicação correta do conhecimento de Deus em sua vida e de seus liderados.

   ü  Decisão: Possuir uma decisão firme e rápida são características de um bom líder. A indecisão desestabiliza qualquer liderança, pois a falta de decisão é quase sempre uma decisão errada!

   ü  Coragem: A coragem é indispensável para que o líder obtenha sucesso. Ela é a capacidade de enfrentar o perigo com firmeza. As grandes realizações foram feitas por homens de coragem. Lembre-se: "Quem não se arrisca a um fracasso nunca chega a uma vitória".



CONCLUSÃO
Diante do exposto, aprendemos que ninguém pode exercer sua liderança sozinho, pois o próprio Senhor nos advertiu: “A seara é realmente grande, mas os ceifeiros são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da terra que envie ceifeiros para a sua seara” (Mt 10.37,38). Moisés, com certeza, padeceu muito e também fez o povo padecer devido seu estilo de liderança autocrático (Êx 18.13,18). Todavia, graças ao Senhor, através de Jetro, Moisés aprendeu a importante lição de dividir o pesado fardo que carregava. Portanto, que saibamos delegar as tarefas e, principalmente, para quem delegar. Que Deus em Cristo vos abençoe a todos!



REFERENCIAS
Ø  HOFF, Paul. O Pentateuco. VIDA.
Ø  DAVISON, Francis. O Novo Comentário da Bíblia. Vida Nova.
Ø  BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. CPAD.
Ø  GILBERTO, Antônio. Lições Bíblicas. (1º Trimestre/2014). CPAD.
Ø  Revista Ensinador Cristão. CPAD. nº 57, p.40.


2 comentários: