quarta-feira, 11 de abril de 2012

PLANEJAMENTO PARA UMA ESCOLA BÍBLICA ANUAL (2° PARTE)





Vejamos agora mais alguns pontos importantes no planejamento de uma Escola Bíblica anual.
Material Didático

O apostilamento das matérias e/ou emprego de livros pelos professores devem seguir o seguinte parâmetro:
1) A direção da Escola Bíblica anual emitirá uma Norma Geral de Ação (NGA) que regerá o evento, inclusive dispondo sobre o Conteúdo Programático (CP) de cada matéria.
2) Cada professor elaborará a apostila de sua matéria em conformidade com a NGA recebida da direção da Escola Bíblica, e a enviará à direção da Escola Bíblica em tempo hábil para sua impressão e utilização durante as aulas.
3) Em caso de utilização do livro, o professor o indicará e, ao mesmo tempo, elaborará um apropriado questionário referente à seção do livro que ele utilizará em suas aulas. Esse questionário também será enviado à direção da Escola Bíblica com a devida antecipação, a menos que o referido livro já o contenha.

Ficha de Aproveitamento Escolar do Aluno

Cada aluno matriculado na Escola Bíblica anual terá sua Ficha de Aproveitamento Escolar na secretaria da Escola, contendo espaço para o registro completo do seu aproveitamento escolar, conforme a ciclagem da escola (ciclo de dois, três ou quatro anos).

A Avaliação Escolar do Aluno

A Norma Geral de Ação (NGA), a qual nos referimos há pouco, disporá sobre a avaliação escolar do aluno, inclusive sobre a modalidade de avaliação, formulários, sistema de valoração dos quesitos etc.

O Certificado de Aproveitamento Escolar também não pode ser esquecido. Após o aluno freqüentar um ciclo completo na escola, e quitar as devidas taxas de serviços, deverá receber um certificado de aproveitamento escolar, mediante requerimento seu, em modelo fornecido pela escola.

Distribuição de Carga Horária e Turnos de Aula

A seguir, apresentamos um modelo de distribuição de Carga Horária (CH) para uma Escola Bíblica de duração de uma semana.
Ano: 1999. Período Letivo: 3 a 9 de maio. De 3 a 7 de maio, de segunda à sexta-feira, são cinco dias com seis horas/aula cada um. Ou seja, 30 horas/aula de 3 a 7 de maio. Nos dias 8 e 9, sábado e domingo, serão dois dias com quatro horas/aula cada, resultando em oito horas/aula na soma dos dois dias. Dessa forma, a Escola Bíblica anual de uma semana terá, ao todo, 38 horas/aula.

Aproveitando o mesmo exemplo, apresentamos a seguir como se daria a distribuição de carga horária por matéria.
1) Doutrinas Bíblicas (DB 1) – 10 horas/aula.
2) Evangelização e Missões (EM) – 9 horas/aula.
3) Hermenêutica e Exegese Bíblicas (HE 1) – 10 horas/aula.
4) Português (PP 1) – 5 horas/aula
5) Avaliação, uma por matéria (ou avaliação única) – 4 horas/aula.
Total: 38 horas/aula.

Vejamos, agora, um exemplo de distribuição de turnos de aula aproveitando o mesmo modelo.
De 3 a 7 de maio, de segunda à sexta-feira, são cinco dias com três turnos (manhã/tarde/noite). Pode-se ter, nestes dias, duas aulas por turno, o que nos dá seis aulas por dia, resultando em 30 horas/aula de 3 a 7 de maio.
Nos dias 8 e 9 de maio, sábado e domingo, são dois dias que deverão ter dois turnos com aulas (manhã/tarde). Serão duas aulas por turno, ou seja, quatro aulas por dia, num total de 8 10 horas/aula nos dois últimos dias da Escola Bíblica. Ao todo, nos sete dias, 38 horas/aula.


Conteúdo Programático

Vejamos um exemplo de conteúdo programático para uma Escola Bíblica anual de uma semana de duração. Tomemos para o exemplo as matérias Doutrinas Bíblicas, Teologia Prática; Evangelização e Missões, e Hermenêutica e Exegese Bíblicas.
1) Doutrinas Bíblicas (DB 1) – Unidades de ensino (UE): Doutrina de Deus; Doutrina da Criação de Todas as Coisas; Doutrina do Pecado e Doutrina da Salvação. Cada assunto dessas unidades deve ser desdobrado.
2) Teologia prática (TP) (A vida cristã na prática) – Unidades de ensino (UE): a vida cristã em geral; o crente e a oração; o crente e o estudo da Palavra de Deus; o crente e o louvor e a adoração ao Senhor; o crente e a vontade de Deus em sua vida; o crente e a sua espiritualidade; o crente e a causa do Senhor; o crente e a contribuição financeira; o crente e a comunhão dos santos; o crente e a sua igreja local.
3) Evangelização e Missões (EM) – Unidades de ensino (UE): evangelização e missões vistas na Bíblia; evangelismo pessoal; evangelismo de massa; discipulado cristão; missões no passado e no presente.
4) Hermenêutica e Exegese Bíblicas (HE 1) – Unidades de ensino (UE): Princípios de Hermenêutica Bíblica; Princípios de Exegese Bíblica e Exemplos Práticos de Hermenêutica e Exegese Bíblicas.

Observação: Unidade de ensino (UE) é também conhecida como Plano de Unidade Didática (PUD).
 Por Pr. Antônio Gilberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário